História
Pirâmide da Vida
Pioneiro na luta contra as barreiras arquitectónicas, arq. Palma de Melo impulsionou a lei que hoje vigora, a qual defende índices corretos de habitabilidade e acessibilidade como um bem necessário a todos.
Esta premissa é sustentada pela teoria da Pirâmide da Vida, criada pelo próprio Arquiteto.

(Entrevista a Artur Agostinho, programa “No Tempo em que Você Nasceu” - 1973)
A Contingência da Vida
Demarca-se assim na arquitetura, trabalhando sempre para todos nós e não para apenas alguns. Mantendo uma constante preocupação dos seus projetos serem funcionais, acessíveis e destinados à maioria das realidades sociais.
Acessibilidade, União, Coesão e Integração, são pedras angulares do seu legado. Tendo sempre presente este conceito de vida conseguimos aplicá-lo em todas as áreas.
Devemos Considerar-nos um todo, minimizando as barreiras arquitectónicas, as barreiras da ignorância e as barreiras da incompreensão.

Barreira da Ignorância
Nos dias de hoje, perpetuando o testemunho de vida de Palma de Melo, acreditamos que contribuímos para dobrar e ultrapassar a barreira da Ignorância.
Cruzemos então as histórias de diferentes artistas, com a história de Palma de Melo e com a história do H – peça de autoria de PM.
Cruzemos aqueles que já têm uma história com os que estão à espera de fazerem parte da história.